O Clube

Um pouco da história do Clube

Fundado em 18 de julho de 1920, o Clube Central iniciou suas atividades em um casarão de propriedade da família Armando Carreira Lassance, situado na Rua Presidente Pedreira, 65, no bairro do Ingá. Posteriormente, teve sua sede no prédio onde funciona, atualmente, a Escola Estadual Aurelino Leal e, mais tarde, transferiu-se para o número 138, da mesma Rua Presidente Pedreira, sua primeira sede própria. Somente em fevereiro de 1932, a mansão onde funcionou o Colégio Guanabara, situada na Praia de Icaraí, 335, tornou-se Sede do então tradicional Clube da Zona Sul de Niterói.

Em sua segunda gestão como Presidente, o Almirante Gustavo Gurgulino de Souza, deu início às obras, demolindo a antiga mansão para dar lugar à atual sede, conhecida como “Palácio de Mármore”, projeto e execução do arquiteto Manoel Machado, e concluído na gestão de Rubens Maragno, em 1976. O majestoso prédio que abriga a atual sede é dotado de quatro andares, com hall de entrada, parque aquático, piscina e quatro saunas, moderno salão de sinuca, amplo salão nobre, wisqueria, auditório, espaço jovem e um grande terraço, de onde se descortina bela vista da Baía de Guanabara e da cidade do Rio de Janeiro. Em 1981, ainda na gestão de Rubens Maragno, foi inaugurado o Ginásio de Esportes, na Rua Moreira César, com as modalidades de quadra, ginástica, musculação, judô, jiu-jitsu, ginástica ritmica, etc. A quadra de basquete, recentemente reformada, se enquadra entre as melhores do Grande Rio.

Nos seus 93 anos de existência, passaram pela presidência do Clube Central, as figuras mais representativas da cidade. São agraciados com o título de “patrono”, os ex-presidentes Armando Carreira Lassance, Clóvis Santiago e Amilar Vieira da Silva.

Além dos Órgãos dirigentes – Assembléia Geral, Conselho Deliberativo, Comissão Fiscal e Diretoria – a reforma estatutária de 1994, instituiu mais um organismo, que congrega os ex-presidentes da Diretoria, do Conselho Deliberativo e os Beneméritos que, com a denominação de Corpo Consultivo, atua como consultor, levando a experiência vivida pelos seus membros aos dirigentes em exercício, quando consultado.

Divulgação para o Sócio

O Clube encaminha para o Sócio mensalmente um informativo denominado “AGENDA CENTRAL” onde consta a programação social e notícias de interesse dos associados. A cada dois meses é emitido o “Jornal do Central” contendo variadas informações, onde também é disponibilizado um espaço “Mural do Sócio” onde os Sócios podem registrar suas poesias ou quaisquer trabalhos.